CONCELHOS DO ARQUIPÉLAGO DOS AÇORES

5. Indicadores populacionais


Sumário:

Variação de alguns índices populacionais registada nos concelhos do Arquipélago dos Açores no período que medeia entre 1900 e 2011.

Valores registados em cada concelho nos censos de 1900, 1960 e 2011, comparados com a média verificada no arquipélago e no País. 

a) Índice de dependência de jovens – Relação entre a população jovem e a população em idade activa. Habitualmente definido como o quociente entre o número de pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos. Expresso em percentagem (nº de crianças com menos de 15 anos por cada 100 indivíduos com 15-64 anos).

b) Índice de dependência de idosos Relação entre a população idosa e a população em idade activa. Habitualmente definido como o quociente entre o número de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 15 e os 64 anos. Expresso em percentagem (nº de idosos com 65 e + anos por cada 100 indivíduos com 15-64 anos).

c) Índice de envelhecimento – Relação entre a população idosa e a população jovem. Habitualmente definido como o quociente entre o número de pessoas com idade igual ou superior a 65 anos e o número de pessoas com idades compreendidas entre os 0 e os 14 anos. Expresso em percentagem (nº de idosos  com 65 e + anos por cada 100 crianças com menos de 15 anos).

d) Índice de sustentabilidade potencial –  Relação entre a população em idade potencialmente activa e a população idosa, definida habitualmente como o quociente entre o número de pessoas com idade compreendida entre 15 e 64 anos e o número de pessoas com 65 anos ou mais. Expresso em percentagem (nº de idosos  com 65 e + anos potencialmente dependentes por cada 100 indivíduos potencialmente activos / produtivos entre os 15 anos e os 64 anos).


Índice de dependência de jovens


Índice de dependência de idosos


Índice de envelhecimento


Índice de sustentabilidade potencial


Dê a sua opinião sobre o interesse deste site

Comments: 0